Cenáculo De Maria Completa 25 Anos

    O Cenáculo de Maria é um movimento para jovens e adultos, maiores de 18 anos, sem limite de idade, com uma visão missionária, expressa no seu lema: “Leva-me onde os homens necessitem Tuas Palavras”. Foi no Cenáculo, em Jerusalém, que Jesus realizou a Ceia Pascal, instituiu a Eucaristia, lavou os pés dos discípulos, e, após a sua morte, fez pelo menos duas aparições aos apóstolos, deixando-lhes a paz e o novo mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. Assim como no Cenáculo de Jerusalém, hoje no retiro também acontece a conversão, o aprofundamento da fé, a descoberta do ideal e do sentido da vida, a melhor compreensão de Deus, Jesus e Maria, e se experimenta o serviço e a partilha entre os irmãos.

    Maria deu o seu “sim” e, por ela, aconteceu toda a história da salvação. O seu silêncio e as suas atitudes de serviço marcaram profundamente os momentos em que ela se fez presente. Maria foi o primeiro sacrário da história, carregando dentro de si o Cristo Vivo. Foi a pedido dela que Jesus realizou o primeiro milagre, quando orientou a todos: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Maria suportou tudo, até mesmo ver Seu Filho injustamente pregado na cruz. Hoje, nos inspira a também darmos o nosso “sim” ao projeto de amor de Deus em nossa vida, e nos encoraja a cumprirmos a nossa missão, pois “na Igreja de Cristo todo batizado é missionário”.

    O retiro do Cenáculo de Maria é realizado no Colégio Santo Inácio, em Salvador do Sul, com a duração de 48 horas (das 18h de sexta-feira às 18h de domingo) e é composto de palestras, testemunhos, debates em grupo, cantos, orações, momentos de partilha, louvor e reflexão, motivando cada um a “desligar-se” do mundo por um tempo para refletir sobre o bem mais precioso que temos, que é a nossa vida, um presente de Deus.

    Através do Cenáculo de Maria, os famintos da verdade saem saciados, os aflitos voltam a viver em paz, os autossuficientes reencontram a graça de Deus, os orgulhosos aprendem a lição do lava-pés, os ausentes da Igreja passam a integrar-se vivamente nela e a celebrar semanalmente a memória do sacrifício pascal do Senhor Jesus, além dos que abandonam os vícios e as famílias que se “reencontram” na sua essência e redescobrem o sentido do amor e da união familiar.

    O Movimento nasceu em São Paulo, com o nome de “Caminhada”. Em 1974, foi para a Diocese de Santa Maria-RS, já com o nome de Cenáculo de Maria. A partir daí, instalou-se nas Dioceses de Uruguaiana e Pelotas. Em 1983, foi para a Unisinos, na Diocese de Novo Hamburgo. A partir da Unisinos, instalou-se na Arquidiocese de Porto Alegre e Diocese de Caxias do Sul.
Nos dias 03, 04 e 05 de abril do ano de 1992 o Movimento CENÁCULO DE MARIA nasceu em nossa região, quando foi realizado o 1º Cenáculo de Maria de Montenegro, no Seminário São José, em Pareci Novo, com a participação de 54 cursistas e 52 dirigentes. Já a partir do 2º Cenáculo, todos os outros retiros foram realizados no Colégio Santo Inácio, em Salvador do Sul.

    De 1992 para cá, são 25 anos de caminhada ininterrupta e continuada, tendo sido realizados 73 retiros, com a participação total de 7.650 pessoas. Os 3 retiros do ano acontecem em fevereiro, maio e agosto, e já aconteceram 21 reencontros, sempre em novembro, somente para quem já fez o curso. Em todos os meses do ano o movimento realiza um encontro diocesano itinerante nas paróquias aonde ele está ativo e organizado, levando muito entusiasmo e vibração às comunidades.

    Desde o ano 2000, o Movimento está ativo na Diocese de Campo Mourão, Paraná, e desde 2016 se realiza também na Diocese de Apucarana, Paraná, sendo que estes grupos foram criados e são acompanhados pelo pessoal da Diocese de Montenegro. Numa feliz coincidência, neste ano em que a Igreja do Brasil celebra o Ano Mariano e lembra os 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do Rio Paraíba, o Movimento celebra suas Bodas de Prata na Diocese de Montenegro-RS.
Para marcar a data, realizará grande evento no próximo dia 09 de abril, domingo de ramos, no Parque Municipal da cidade de Feliz, fazendo a retrospectiva histórica do movimento na parte da manhã e à tarde a celebração da Missa com o Clero da Diocese e a presença do Bispo, Dom Paulo Antonio de Conto. A entrada é franca e todos são convidados, sendo já cenantes ou não. O lema do encontro e dos 25 anos é “tudo o que vivi pula dentro de mim”.

    Haverá estacionamento no local e serão feitas atividades para as crianças. Para melhor organização, pedimos que cada um leve a sua cadeira de praia e, como é impossível prever o número de pessoas presentes, cada um deve levar também o seu lanche e o seu almoço. Já que o espaço é coberto, o encontro acontecerá mesmo em caso de chuva.

(José Fernando Petry - Fundador e Coordenador Diocesano do Movimento)

Localização

  • Poço das Antas - RS
    Av. São Pedro, 1213 - 95740-000

Contato

Horário de funcionamento

Segunda a sexta 7:30 as 11:30 - 13h as 17h
Sábados fechado