30 Anos de Emancipação

Munícipes confraternizam em culto ecumênico

3  Uma celebração que uniu a comunidade poçoantense. Assim pode ser resumido o culto ecumênico, atividade realizada no dia 12 de maio, na Sascpa, na sede do município. Na abertura, o vice-prefeito, Laércio Pedro Klein (PSDB) deu as boas-vindas aos presentes, enfatizando a importância dos agricultores, empresários, comerciantes e da população em geral como fator preponderante para o desenvolvimento do município. O momento religioso foi comandado pelo padre da Paróquia São Pedro Apóstolo, Adilson Schlindwein, e pelo pastor da Paróquia Boa Nova da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Valmir Frank. O Coral Municipal de Poço das Antas, regido por Vivian Strate, abrilhantou a solenidade.

 

Valores

  O padre Adilson reforçou a importância dos valores trazidos pelos antepassados e que até hoje são marcas registradas da população. Destacou o trabalho, a educação e a cultura, salientando a importância da fé e da espiritualidade, vivenciadas especialmente no período do kerb, que celebra o padroeiro e é uma comemoração que reúne as famílias. “Assim como um pai não dá tudo o que seu filho pede, Deus também não dá tudo o que pedimos. No entanto, ele nos concede aquilo que necessitamos”, assinalou, manifestando sua gratidão por poder fazer parte deste momento histórico do município, onde atua como padre há 3 anos.

  Já o pastor Valmir fez questão de sustentar como é importante agradecer e lembrar do passado para valorizar o que se tem hoje. Reconheceu que o município mudou nestas três décadas, que evoluiu sob muitos aspectos, reforçando, no entanto, que é imprescindível que não se percam os valores fundamentais proporcionados pela caminhada de fé, tanto dos luteranos quanto dos católicos. “Precisamos ter tempo para Deus. Ele não se afasta de nós, mas nós muitas vezes viramos as costas para ele”, advertiu, do alto de sua experiência de cerca de 25 anos de atuação na comunidade luterana local.

Resumo das ações

5  Após a oração conjunta do Credo Apostólico Ecumênico, o prefeito Ricardo Luiz Flach (PP) agradeceu a todos que compuseram a comissão emancipacionista, lembrando as dificuldades enfrentadas por aqueles que não mediram esforços para criar o município. Agradeceu ao trabalho abnegado de todas as secretarias e demais setores da administração, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que atende cerca de 300 pessoas em suas oficinas. Flach resumiu as principais conquistas obtidas ao longo dos 16 meses do atual governo, como aquisição de trator, retroescavadeira e ambulância, além da instalação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), que está sendo levado para as sedes sociais do interior do município, assim como a internet para todas as comunidades. Enfatizou que Poço das Antas investe hoje apenas 36% do seu orçamento na folha de pagamento dos servidores, o que o torna um dos municípios mais enxutos. Mencionou ainda a reforma do Centro Municipal de Educação, a conclusão da Escola Leo Pedro Schneider, manutenção e ensaibramento de estradas, melhorias no esgoto pluvial de algumas ruas, reforma da Avenida São Pedro, da ponte do Paris Baixo, pavimentações em diversas ruas e aquisição de veículos novos para a administração. Reconheceu a importância do trabalho dos vereadores, buscando junto com a administração recursos de emendas parlamentares em Brasília. Por fim, o prefeito agradeceu a todos que colaboraram para organizar a Sascpa para receber as festividades, uma vez que o Ginásio Municipal de Esportes não obteve a liberação dos bombeiros para este fim. Também aproveitou para desejar feliz Dia das Mães, pela passagem do segundo domingo de maio, no dia 13. Encerrando o momento, os presentes receberam a bênção do padre Adilson e do pastor Valmir.

1  No final das apresentações, as autoridades foram chamadas à frente para prestigiar os alunos, que trouxeram 30 bolos confeccionados nas próprias escolas, marcando o aniversário do município, e que foram servidos à comunidade como sobremesa. Após entoado o Hino de Poço das Antas e o Parabéns a Você, foi servido o almoço pelo Grupo de Danças Musikfreunde. Na parte externa as crianças puderam se divertir nos brinquedos infláveis. No período da tarde, o grupo Os Signos abrilhantou o baile, encerrando a festa com muita música e alegria. 

 

 

Fotos:

Fotos: Marco Mallmann Texto: Jornal Informativo

Localização

  • Poço das Antas - RS
    Av. São Pedro, 1213 - 95740-000

Contato

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta 7:30 as 11:30 - 13:00 as 17:00