Poço das Antas se capacita para aderir ao SUSAF/RS

    Representantes de 15 municípios estiveram reunidos em Pouso Novo no dia 19 de abril no Seminário Regional de Agricultura Familiar e Segurança dos Alimentos. O município de Poço das Antas esteve representado pela Secretaria Municipal da Agricultura, Emater/Ascar e pela Agroindústria Familiar de Embutidos Ludwig. O objetivo do evento, que contou com diversas palestras, foi discutir temas relacionados à formalização das agroindústrias familiares, com destaque para os requisitos necessários para a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS).

    Além do propósito de atender os produtores que já estão com os seus empreendimentos formalizados e que estão se adequando ao SUSAF-RS, o Seminário também foi voltado àqueles agricultores que buscavam esclarecimentos sobre a adesão ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS). Por meio deste programa – que desde 2012 é uma política pública de Estado – a Emater/RS-Ascar presta assistência técnica e apoio para a legalização das agroindústrias familiares nas esferas sanitária, tributária e ambiental.

    Além de palestras sobre SUSAF e sobre o PEAF, o evento contou com painéis sobre: educação sanitária, com destaque para os objetivos, a importância e a aplicação prática, apresentada pelo fiscal agropecuário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI/RS), Felipe Lopes Campos; e sobre o SIM, com ênfase na fiscalização e na inspeção de produtos de origem animal, ministrada pela médica veterinária e coordenadora do SIM de Pouso Novo, Kelly Campos José.

    Por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) os empreendimentos que comercializam produtos de origem animal podem comercializar os seus produtos apenas na esfera municipal. Já com o SUSAF/RS é possível comercializar em todo o Estado do RS. “É por isso que já estamos fazendo os ajustes necessários para que, muito em breve, possamos obter a adesão ao SUSAF, que permitirá a venda em todo o Estado”, salienta o secretário da Agricultura Laércio Aloisio Flach. Para Flach, a adesão ao Sistema também servirá de motivação para a instalação de outras agroindústrias familiares locais, sem que haja problemas relacionados à falta de demanda.

Localização

  • Poço das Antas - RS
    Av. São Pedro, 1213 - 95740-000

Contato

Horário de funcionamento

Segunda a sexta 7:30 as 11:30 - 13h as 17h
Sábados fechado