Município de Poço das Antas incentiva Cultivo Comercial de Morangos

IMG-20180703-WA0018  Incentivar a diversificação agrícola é um dos trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Poço das Antas, em parceria com Emater/RS-Ascar, durante todo o ano. Uma nova opção para diversificar e que promete render bons frutos aos produtores do município é o plantio de morangos.

  A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio do poder Executivo Municipal e Emater/RS-Ascar, concluiu nesta quinta-feira (29/06) a entrega das mudas importadas para o primeiro cultivo comercial em substrato, sem uso de agrotóxicos, da cultura do morango no município.

  Com o incentivo da administração municipal que fomenta até 50% do valor das mudas, paga R$ 6,00 por cada metro quadrado de estufa plástica instalada e realiza, gratuitamente, as terraplanagens e acessos às estufas, cinco famílias de Poço das Antas instalaram 9 estufas plásticas para cultivar 24.000 mudas de morango cultivados em substrato fertirrigado, sem uso de agrotóxicos.

  O morango é cultivado em bancadas construídas dentro de estufas para evitar as pragas e doenças e para que as mudanças do tempo não prejudiquem a plantação. O extensionista da Emater/Ascar, Ricardo Henrique Cord, ressalta que o sucesso na produção se deve à qualidade no cultivo: “Para o produtor ter sucesso é necessário ele seguir as orientações de cultivo e tratos culturais e ter um sistema protegido, como uma estufa. Com isso, não é necessário utilizar produtos químicos o que irá tornar o morango um produto limpo. Além disso, é necessário que o produtor esteja disposto, pois é uma cultura muito trabalhosa, porém rentável”, explicou Ricardo Cord.

  A cultura do morango no município ainda é muito pequena, porém os produtores estão entusiasmados com a nova atividade. Embora seja uma atividade familiar, a cultura do morangueiro garante uma boa renda aos produtores.
A fruta tem bom mercado e preço durante o período de safra, gerando renda para os produtores, que necessitam de pequenas áreas para o cultivo da fruta.

  “A cultura do morango é mais uma opção de renda e possibilita aos produtores entrarem em novos mercados”, afirma o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Laércio Aloisio Flach. Flach ressalta que o objetivo do município é introduzir e ampliar novos cultivos como hortigranjeiros e frutíferas com destaque para a cultura do abacate, uma fruta de alto valor comercial e que se adapta muito bem no município de Poço das Antas e região.

Localização

  • Poço das Antas - RS
    Av. São Pedro, 1213 - 95740-000

Contato

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta 7:30 as 11:30 - 13:00 as 17:00