Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente

Responsável: Laércio Aloísio Flach
Fone: (51)37731122 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Endereço: Av. São Pedro, 1213
Bairro: Centro
Horário de atendimento:07:30:00 às 11:30:00 - 13:00:00 às 17:00:00

A base da economia do município está na produção primária e na industrialização da produção primária. Na pecuária, o destaque fica por conta das integrações de aves de corte e suínos. Em menor escala, aparece a produção leiteira. Esta liderança do setor primário na economia local vem sendo coroada com as instalações do moderno Frigorífico de Suínos da Cooperativa Languiru com capacidade de abate de 2.800 suínos/dia.
avessuinosleite

Já na agricultura, a matriz produtiva está no reflorestamento comercial energético com o cultivo da acácia negra para produção de carvão vegetal, lenha e casca, eucalipto para toras, lenha, carvão, madeira para construção civil e setor moveleiro e, em menor área, milho para grãos e silagem, cana-de-açúcar, hortaliças e culturas de subsistência.

carvaovegetal

Também faz parte da realidade do município a produção comercial de mudas de flores, folhagens, plantas ornamentais e florestais.

mudas

A fruticultura no município é diversificada e crescente, com destaque para a produção comercial de citros, uva de mesa, figo indústria, pêssego, manga, caqui e abacate.

fruticultura

 O espírito empreendedor dos poçoantenses mostra seu potencial através da produção artesanal e qualificada das agroindústrias familiares que aqui estão sendo instaladas. Atuando no mercado com frentes em vários segmentos, tais como, embutidos, mandolates, cachaça, schmier, melado, mel, conservas e doces diversos, as agroindústrias familiares agregam e, em muito, valor à matéria-prima produzida na região e tem seu mercado consumidor garantido.

agroindustria

 Com um parque de máquinas bastante diversificado, a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável de Poço das Antas vem auxiliando aos agricultores nas mais variadas atividades, como transporte e distribuição de dejetos líquidos e secos, roçadas, preparo do solo, plantio, colheita, silagem, além de vários outros serviços. 

maquinas  

O setor primário é apoiado pelo trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER/RS-ASCAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais que, juntamente com as demais parcerias, auxiliam o agricultor no planejamento da propriedade, na tomada de decisões e na implementação das principais políticas públicas para a agricultura familiar.

 


 

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE

    O Departamento Municipal de Meio Ambiente tem por finalidade planejar, organizar e controlar o desenvolvimento ambiental no município. O Departamento realiza ações de educação ambiental com o objetivo de que a população crie conhecimento e atitudes voltadas à conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Também são realizados os licenciamentos das atividades de impacto local, potencialmente poluidoras ou que causem degradação ambiental.

DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS

RESÍDUOS DOMICILIARES

Os resíduos domiciliares são compostos de resíduos orgânicos e recicláveis e pelo rejeito. O recolhimento destes resíduos é feito por um caminhão que realiza a coleta duas vezes por semana, terça-feira e sexta-feira na área urbana do município e na primeira quarta-feira do mês, na área rural.

SEPARE OS RESÍDUOS RECICLÁVEIS DO REJEITO, ESTE CUIDADO AJUDA A AUMENTARMOS O PERCENTUAL DE RECICLAGEM DESTES.

PARA OS RESÍDUOS ORGÂNICOS PREFIRA A COMPOSTAGEM.


RECICLÁVEL: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes e embalagens em geral, latas de cerveja e refrigerante, sacolas, copos descartáveis e outros.

ORGÂNICO:
restos de alimentos como frutas, cascas de ovos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas e restos de vegetação, guardanapo.

REJEITO:
Lacres de iogurte, manteiga e requeijão, papel engordurado e sujo, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, lã de aço, caixas de comida engorduradas, papel higiênico.

ÓLEO DE FRITURA USADO

Acondicione o óleo em um recipiente, como garrafa de plástico ou vidro e leve até o Departamento Municipal de Meio Ambiente, que dará o destino adequado.

SERINGAS
Leve o material acondicionado adequadamente ao Posto de Saúde. Jamais encaminhe para a coleta de resíduos domésticos!

PILHAS E BATERIAS
No município de Poço das Antas o ponto de coleta de pilhas e baterias está localizado junto a Prefeitura Municipal.

LÂMPADAS FLUORECENTES
As lâmpadas fluorescentes devem ser devolvidas nos locais que as comercializam, preferencialmente onde foram adquiridas. É de responsabilidade dos estabelecimentos que as comercializam dar a destinação final segura. Não quebre a lâmpada.

EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS
O recolhimento das embalagens é realizado anualmente através do Programa de Recolhimento, coordenado pela Fundação Pró Rio Taquari e executado pela Cooperativa Languiru, com o apoio do Departamento Municipal de Meio Ambiente de Poço das Antas, EMATER/RS e STR.

 

Localização

  • Poço das Antas - RS
    Av. São Pedro, 1213 - 95740-000

Contato

Horário de funcionamento

Segunda a sexta 7:30 as 11:30 - 13h as 17h
Sábados fechado