Secretaria da Assistência Social

Responsável: Ricardo Luiz Flach
Fone: (51)37731122     E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Endereço: Rua Carlos Kunzler, 28
Bairro: Centro
Horário de atendimento:07:30:00 às 11:30:00 - 13:00:00 às 17:00:00

  O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. 

Serviços ofertados no CRAS

  O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

* PAIF - O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

Ações que compõem o PAIF

Acolhida

Recepção

Entrevista

Visita Domiciliar

Acompanhamento

Familiar

Grupos de Família

Atendimento Particularizado

Atendimento Particularizado Domiciliar

Atividades Coletivas/Comunitárias

Reuniões de Planejamento Participativo

Palestras

Campanhas

Eventos Comunitários

Encaminhamentos

Encaminhamentos/acompanhamento para acesso a benefícios e serviços socioassistenciais ou para políticas setoriais

* SFCV - O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades. Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais.

Ofertas de atividades de caráter coletivo

Serviço

Projeto

Segmento

Atendido

Forma de

acesso

SCFV

Projeto de Pintura

Crianças/Adolescentes

        * Busca ativa

        * Demanda espontânea

        * Encaminhamentos

SCFV

Projeto Vida em Movimento

Intergeracional

SCFV

Projeto Esporte, Movimento, Protagonismo e Ação - EMPA

Crianças/Adolescentes

SCFV

Projeto Tricotando Gerações

Intergeracional

SCFV

Grupo de Idosos

Idosos

PAIF

Oficina de Culinária Kids

Crianças/Adolescentes

PAIF

Oficinas de habilidades manuais e geração de renda

Mulheres/Homens

  A inclusão nos projetos/oficinas realizadas, atualmente está condicionada ao atendimento e avaliação com dos técnicos de nível superior (Assistentes Sociais) que compõem a equipe do CRAS.

 

Cadastro Único para programas sociais

  O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
  A partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele é funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.
  A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. No município o cadastro pode ser realizado diariamente, conforme disponibilidade da servidora responsável pelo cadastro ou por horário agendado, o que garante maior comodidade para o usuário. O cadastro também é realizado através de visitas domiciliares.

 

Equipe do Centro de Referência em Assistência Social

Raquiel Souza de Quadros - Coordenadora do CRAS

Josiane Fernanda Carneiro - Doméstica/ Serviços Gerais

Maria Ivarne Pletsch - Administrativo/ Educadora Social

Cássia Cristina Lautert - Nutricionista

Nilmar Braga - Educador Físico

Sandra Maria Hass Gollmann - Assistente Social

Tatiane Maria dos Santos - Assistente Social

Ricardo Luiz Flach - Responsável pela pasta da Assistência Social/ Prefeito Municipal

 

Horário de funcionamento

Administração: Segunda à Sexta 7h30 às 11h30 / 13h às 17h
Tesouraria: Segunda à Sexta 8h às 11h30 / 13h às 16h30
Saúde: Segunda à Sexta 7h30 às 17h